Energia Eolica

Setembro 22 2011

No final de novembro, o primeiro parque eólico da Bahia, instalado em Brotas de Macaúbas, na Chapada Diamantina, vai entrar em operação. A estrutura principal já está montada e resta apenas a conclusão da subestação, que vai levar a energia à rede nacional.

 

Cada um dos 57 cata-ventos gigantes que formam o parque tem 80 metros de altura. Eles vão aproveitar a força dos ventos e produzir eletricidade suficiente para abastecer uma cidade maior do que Vitória da Conquista.

 

No local onde está instalado o parque, no alto da Serra da Mangabeira, o vento tem velocidade média de 25 km/h. O engenheiro Eduardo Bottacin afirma que, para começar a produzir energia, o aerogerador precisa de vento de pelo menos 11 km/h.

 

“O potencial de geração aqui é de 90 megawatts. Esta é uma das melhores áreas do estado”. Com a entrada em operação do primeiro parque eólico, o estado se prepara para instalar outros 51. No país, a Bahia lidera o número de projetos neste setor.

 

A previsão é de que 18 novos empreendimentos entrem em operação até o final de 2012 e formem o principal polo eólico do Brasil. Além dos parques, o estado começa a receber fábricas de torres e aerogeradores.

 

A Gamesa, espanhola especializada na construção de turbinas geradoras, já inaugurou uma unidade em Camaçari, e a francesa Alston inaugura outra até o final deste ano.

fonte:http://www2.uol.com.br/

publicado por adm às 22:54
Tags:

pesquisar
 
links