Energia Eolica

Dezembro 21 2011

A filial brasileira da EDP Renováveis ganhou quatro contratos, durante um leilão promovido na terça-feira pela Agência Nacional de Energia Eléctrica (Aneel), que prevêem o fornecimento de 57,2 megawatts (MW) médios de energia eólica a partir de 2016.

Os contratos referem-se aos projectos dos parques Baixa do Feijão I, II, III e IV, no Rio Grande do Norte. No total, respeitam a uma capacidade instalada de 120 MW, nota a Lusa. A imprensa brasileira adianta que o investimento associado a estes projectos se situa entre 350 milhões e 400 milhões de reais (cerca de 145 milhões de euros e 165 milhões de euros, respectivamente).

Informação da Aneel revela que a energia proveniente dos parques da EDP foi a mais barata contratada durante o leilão, com um custo de 97 reais/MW/hora.

Durante o leilão, porém, a EDP não recebeu propostas para poder ampliar em 70 MW a capacidade de produção da hidrelétrica de Santo António do Jari, no Estado do Amapá.

O leilão de energia teve por objectivo satisfazer a necessidade projectada das empresas distribuidoras para o ano de 2016. As distribuidoras contrataram 42 projectos de geração de electricidade, com uma capacidade instalada total de 1.211,5 MW.

Além do Rio Grande do Norte, foram contratados projectos na Bahia, no Ceará, em Goiás, no Maranhão, no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e em São Paulo.

O investimento total está estimado em 4,3 mil milhões de reais (1,8 mil milhões de euros). Entre os projectos contratados há uma hidrelétrica, 39 eólicas e duas termelétricas movidas a biomassa. 

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Mauricio Tolmasquim, classificou o leilão como muito bem sucedido, pois toda a necessidade energética das distribuidoras foi satisfeita integralmente por fontes renováveis.

O responsável realçou que isso permitirá que o Brasil mantenha cerca de 90 por cento da sua produção energética proveniente de fontes renováveis. 

fonte:http://www.agenciafinanceira.iol.pt/e

publicado por adm às 10:57
Tags: ,

pesquisar
 
links