Energia Eolica

Março 21 2012

A Alstom inaugurou o maior aerogerador offshore do mundo. O Haliade 150, com capacidade de 6 MW, foi desenvolvido para ganhar uma concorrência lançada pelo governo francês. A cerimônia de inauguração do aerogerador, que foi instalado no parque de Carnet, próximo à cidade cde Saint-Nazare, na França, contou com a presença do ministro francês Eric Besson, e do CEO da companhia, Patrick Kron.

O objetivo da Alstom, com o novo gerador, é instalar 3 GW de energia eólica na costa francesa até 2015. Para ser produzido em maiores quantidades, o Haliade 150 passará por diversos testes de campo ao longo deste ano. A produção em pré-série deverá começar em 2013, com a produção efetivamente em série estimada para 2014.

A Alstom é fornecedora do consórcio vencedor da licitação do governo francês para energia eólica. Também participam a EDF Energies Nouvelles e a Dong Energy, especialista em parques eólicos offshore. O projeto oferece uma oportunidade de desenvolver um aerogerador totalmente francês, desde a tecnologia até a montagem, além de envolver cerca de 200 fornecedores e gerar um alto número de empregos.

Caso o aerogerador passe nos testes, a Alstom planeja montar até quatro fábricas de componentes para o Haliade 150, que gerariam 5 mil empregos permanentes. Caso sejam construídas, as fábricas seriam as primeiras instalações da Alstom dedicadas exclusivamente à energia eólica offshore, e terão uma capacidade de produção de 100 unidades por ano. O investimento da companhia no projeto deve chegar aos € 100 milhões.

fonte:http://www.petronoticias.com.br/

publicado por adm às 22:35

pesquisar
 
links