Energia Eolica

Junho 16 2012

A multinacional alemã Enercon, instalada em Viana do Castelo desde 2006 e principal empregador privado do distrito, já instalou em Portugal cerca de 1500 aerogeradores, numa potência total de 2500 MW.

Os números foram avançados hoje à agência Lusa pelo administrador da Enercon em Portugal, Francisco Laranjeira, acrescentando que a produção integral destes equipamentos é feita a partir das cinco fábricas com que o grupo opera em Viana do Castelo, onde criou 1400 postos de trabalho diretos.

Amanhã, a empresa vai assinalar o Dia Mundial do Vento com uma visita às fábricas por alunos do ensino superior, para "dar a conhecer mais e melhor informação sobre energia eólica".

Em plena cidade de Viana do Castelo, esta multinacional instalou ainda o aerogerador número 1300, que, desde maio, fornece eletricidade à rede e assegura as necessidades de 10% dos habitantes daquela zona urbana, através de um investimento de cinco milhões de euros.

Desde julho que a empresa está a apostar na exportação de componentes a partir de Viana do Castelo, com a partida semanal de dois navios do porto local, existindo a expetativa de aumentar esse volume agora que estão concluídas as dragagens na entrada da foz do rio Lima, realizadas para aumentar a competitividade da operação.

fonte:http://www.dinheirovivo.pt/E

publicado por adm às 00:11

pesquisar
 
links