Energia Eolica

Julho 03 2012

A multinacional de mobiliário Ikea acaba de comprar 30 novas turbinas eólicas para o seu parque de Glötesvålen, na Suécia, naquele que é um dos maiores projectos de energia eólica na Europa em 2012.

A empresa sueca tem como objectivo usar apenas energia de fontes renováveis nas suas operações globais e conta actualmente com 96 turbinas eólicas a nível mundial, em construção ou já operacionais.

Segundo a Ikea, o novo parque eólico de Glötesvålen deverá produzir 220 GWh (90MW) por ano, o equivalente às necessidades energéticas anuais de cerca de 48 mil lares. A construção arranca este verão em Glötesvålen, uma das melhores localizações em termos de captação de vento, na Suécia, e prevê-se que esteja concluída entre final de 2014 e início de 2015.

“Queremos ter um papel de liderança na passagem para uma sociedade com baixas emissões de carbono, usando 100% de energia renovável nas operações globais. Utilizarmos apenas energia eólica na Suécia é um importante passo para atingirmos este objectivo. Seremos auto-suficientes na electricidade, vamos gerar o suficiente para fornecermos todos os edifícios e operações IKEA neste País e ainda vamos conseguir fornecer lojas IKEA noutros países”, comentou o director de sustentabilidade da Ikea, Steve Howard.

O responsável, que no ano passado terá passado por Portugal  para discutir a estratégia de sustentabilidade global da marca, explicou ainda que nos próximos três anos a marca deverá investir €590 milhões em energias renováveis, um valor que inclui este e outros projectos.

fonte:http://greensavers.sapo.pt

publicado por adm às 23:09

pesquisar
 
links