Energia Eolica

Julho 21 2012

Este aerogerador de eixo vertical é adequado a condições de ventos variáveis, funciona sob ventos suaves, não consome energia ao reiniciar e pode ser colocado diretamente no telhado, tendo recentemente sido instalado no campus da Universidade de Keele, no Reino Unido, um protótipo.

McCamley UK, uma empresa que aposta em inovar no campo das energias renováveis e está alojada no Parque de Ciência e Negócios da Universidade de Keele, instalou recentemente no campus desta Universidade um protótipo de uma inovadora turbina aéolica.

O novo conceito de aerogerador foi pensado tendo em vista a produção de energia limpa em meio urbano e insere-se na categoria de aerogeradores de eixo vertical, um design alternativo aos dos aerogeradores convencionais.

Esta alteração no design permite à nova turbina eólica funcionar perfeitamente nas condições muito variáveis de vento características das cidades, e gerar energia limpa mesmo sob ventos de velocidades inferiores a 2-3 m/s.

Equipado com um mecanismo de reinício automático, o aerogerador agora instalado pela primeira vez no Reino Unido não consome energia ao voltar a entrar em funcionamento após um fase de inatividade e, ao possuir um sistema de autorregulação, mantém uma velocidade constante mesmo sob rajadas de vento fortes.

Por fim, ao ser mais silencioso, causar menos vibrações ao nível do solo e ao não necessitar de ser colocado no topo de um mastro, pode ser instalado diretamente no telhado de edifícios de habitação ou escritórios.

Nos próximos seis meses está previsto o desenvolvimento de um modelo de 12 kW mas a potência deste novo aerogerador poderá, eventualmente, ser aumentada até vários megawatts.

fonte:http://naturlink.sapo.pt/N

publicado por adm às 00:37

pesquisar
 
links