Energia Eolica

Agosto 08 2012

O ministro angolano da Energia e Água, João Baptista Borges, anunciou, em Luanda, a construção do primeiro parque eólico de Angola, sendo este um dos maiores de África, com cerca de 100 MW, na região do Tombua.

O referido parque, após a sua construção, poderá funcionar também como centro de formação de treinamento e experimentação de novas tecnologias.

De acordo com João Baptista Borges, relativamente ao sistema nacional de abastecimento no país, se está se tratar de assegurar alguma estabilidade possível no funcionamento dos diversos sistemas e, principalmente, nos centros urbanos mais importantes como Luanda, Benguela, Huambo e Cabinda, bem como a criação de capacidade de produção adicional com a instalação de novas centrais e a reabilitação dos sistemas de distribuição.

De acordo com o titular da pasta, o país conta com potência de 18 mil MW em termos de produção ou exploração e neste momento estão em exploração cinco porcento do referido potencial.

"Temos um amplo potencial ainda por explorar e que pode permitir atender necessidades não só no domínio de consumo, como também da produção industrial, sendo que o programa do governo estabelece este principio e objectivo, que é instalar até 2016 cinco mil Mw", acrescentou. As informações são da Angop.

fonte:http://www.africa21digital.com/e

publicado por adm às 23:49
Tags:

pesquisar
 
links