Energia Eolica

Outubro 02 2012

A Gerdau, uma das principais fornecedoras de aços longos especiais para a indústria automobilística no mundo, deu mais um passo na diversificação dos mercados atendidos ao desenvolver um novo produto para o setor de geração de energia eólica. Novidade no mercado nacional, o aço 42CrMo4 modificado foi criado especialmente para a produção de fixadores para torres de aero geradores.

O novo aço desenvolvido traz competitividade à cadeia, pois atende ao elevado grau de exigência de propriedades mecânicas a um menor custo, fazendo frente às demais opções de produtos encontrados no mercado mundial. Desse modo, será possível substituir os componentes, até então importados, por fixadores produzidos no Brasil com matéria-prima nacional, contribuindo para a elevação do conteúdo local nos parques eólicos em construção.

A Gerdau, por meio de seu centro de Pesquisa e Desenvolvimento localizado na Espanha, está participando neste ano de um total de 73 projetos na Europa. Desse número, mais da metade trata-se de projetos exclusivos da Empresa. As iniciativas visam melhorar a qualidade do aço, reduzir custos no processo de fabricação e otimizar as características dos produtos.

O centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Gerdau na Espanha conta com a atuação de 76 profissionais que trabalham continuamente no desenvolvimento de aços especiais destinados a setores como automotivo, energético, naval e da construção civil. Para dar andamento a esses projetos, a Empresa mantém atualmente alianças com 30 empresas da indústria do aço e com 24 centros de pesquisa e universidade europeias, dentre as quais o Centro Sviluppo Materiali, da Itália, Swedish Institute for Metals Research, da Suécia, Universidade de Frunhofer, na Alemanha, e Universidade de Tecnologia de Helsinky, da Finlândia.

fonte:http://www.revistafator.com.br/

publicado por adm às 22:25

pesquisar
 
links