Energia Eolica

Novembro 25 2012

Um esquema para construir enormes parques eólicos no noroeste ártico da Rússia e vender a eletricidade produzida para a Europa pode dar início à indústria de energia renovável no país. O plano, apelidado de Rustec, levantaria dezenas unidades na região de Murmansk e os ligaria por uma ponte elétrica à rede europeia, passando ou pela Noruega ou pela Finlândia.

O projeto é bancado pela Sociedade Financeira Internacional, braço do Grupo Banco Mundial, que fornece financiamento do setor privado para o desenvolvimento global. Os defensores do plano argumentam que os baixos custos da produção e os ventos excepcionalmente fortes do norte da Rússia podem produzir eletricidade muito mais barata que a da Europa. A União Europeia, mercado alvo do projeto, pretende reduzir a emissão dos gases do efeito estufa em 20% até 2020, além de elevar a 20% a participação das fontes renováveis na matriz energética dos países membros.

O gerente do grupo responsável na Sociedade Financeira Internacional por pensar o desenvolvimento da energia limpa na Rússia, Patrick Willems, disse que se inspirou no Desertec, um plano elaborado na África para instalar painéis solares no deserto do Saara que levem eletricidade ao sul da Europa.

fonter:http://www.diariodarussia.com.br/

publicado por adm às 10:58
Tags:

pesquisar
 
links