Energia Eolica

Maio 31 2013

A Enel Green Power (EGP) iniciou a construção de três novos parques eólicos – “Curva dos Ventos”, “Fontes dos Ventos” e “Modelo” – nos estados da Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

O parque eólico Curva dos Ventos está localizado no interior da Bahia, onde a EGP está em processo de conclusão das usinas de Cristal, Primavera e São Judas, seus primeiros parques eólicos no Brasil. A nova usina, que terá uma capacidade instalada superior a 56 MW, aumentará a capacidade total instalada no estado da Bahia para mais de 146 MW, quando adicionada a aproximadamente 90 MW de capacidade das três unidades já em construção na região.

Fontes dos Ventos e Modelo serão os primeiros parques eólicos da EGP, nos estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte, e proporcionarão uma capacidade instalada de cerca de 80 MW e 56 MW, respectivamente.

Os três projetos de energia eólica exigirão um investimento total de €330 milhões e oferecerão energia tanto para o mercado regulamentado quanto para o mercado livre, sob um contrato de compra de energia de longo prazo (PPA, em inglês), que a EGP venceu no leilão público “Nova Energia Brasileira”, em 2011.

Os novos parques eólicos estão localizados em áreas caracterizadas por altas fontes de ventos e um fator de carga de cerca de 45%, entre os mais altos do mundo. Quando entrarem em funcionamento, eles serão capazes de gerar até mais de 770 milhões de kWh por ano, evitando cerca de 350 toneladas de emissões de CO durante o período.

O Brasil está entre os líderes mundiais na geração de energia renovável graças à sua capacidade instalada de aproximadamente 98 mil MW, correspondendo a aproximadamente 85% da capacidade instalada total do país.

Em 2014, a capacidade total instalada de energia eólica da EGP somará aproximadamente 283 MW, além dos 93 MW em energia hidrelétrica, que ela já opera no país.

Fonte: Enel Green Power (EGP)

publicado por adm às 23:30
Tags:

pesquisar
 
links