Foi detectado em algumas centenas deaerogeradores offshore uma falha de projecto na estrutura das torres. Este defeito permite que as torres se movimentem e deslizem das suas respectivas bases.
Os fabricantes dos aerogeradores e os Operadores dos Parques Eólicos acreditam que encontrar uma solução poderá levar alguns meses e um custo associado de milhões de euros.
O fabricante de aerogeradores SuecoVattenfall está igualmente investigando três dos Parques Eólicos OffShore, mas recusa-se a comentar sobre o tempo e custos envolvidos nas inspecções.
O problema com os aerogeradores envolve as torres construídas usando reboco, que é uma mistura do cimento, da areia e de cascalho, para unir os aerogeradores à sua base.
Nos piores casos as super-estruturas dos aerogeradores terá hipoteticamente sofrido um movimento de alguns centimetros relativamente à sua base, após a sua instalação.
Este é um problema geral e está relacionado ao projecto industrial e não esteja afectando apenas um modelo particular. Entretanto, não são esperados atrasos em novos projectos nem uma paragem na produção onde este problema foi detectado.
fonte:www.portal-energia.com