Energia Eolica

Julho 18 2010

Um parque eólico com capacidade de geração de 90 megawatts será construído na Bahia até julho de 2011. Na sexta-feira, 8 de julho, o grupo industrial francês Alstom e a empresa brasileira de energias renováveis Desenvix, filial da Engevix, anunciaram a assinatura de um contrato de 100 .milhões de euros (R$ 223,71 milhões) para a construção do empreendimento.

 

O complexo denominado Brotas de Macaúbas, mesmo nome do município onde será instalado, contará com 57 aerogeradores (capacidade de 1,67 megawatt cada), e terá três ramificações (Macaúbas, Novo Horizonte e Seabra). As peças principais serão fabricadas na Espanha e no Brasil.

Segundo informou a agência de notícias Reuters, o contrato anunciado na sexta-feira é resultado de um protocolo de acordo assinado em 2009 entre o grupo francês e o governo da Bahia para a instalação de uma fábrica de montagem de aerogeradores em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Este é o primeiro projeto da Alstom no mercado eólico brasileiro.

 

A região de Caetité (BA), distante à 757 quilômetros da capital Salvador, recebeu oprimeiro parque eólico da Bahia ao final de 2009. Construído pelo grupo Renova Energia, o empreendimento tem capacidade para gerar 700 megawatts.

Considerada por boa parte dos especialistas como a fonte energética mais promissora do mundo, a energia eólica é produzida através dos ventos. Ela é uma fonte renovável de energia, limpa e está disponível em diversas regiões do planeta. Ao contrário dos combustíveis fósseis, a energia eólica produz electricidade sem emitir gases causadores de efeito estufa na atmosfera. Estes poluentes são os principais responsáveis pelo aquecimento global.

fonte:www.ecodesenvolvimento.org.br

publicado por adm às 22:37

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



pesquisar
 
links
subscrever feeds