Energia Eolica

Setembro 02 2010

 

O primeiro navio de carga do Mundo movido parcialmente a energia eólica esteve esta quinta-feira no Porto de Leixões, na sua estreia em Portugal, disse à agência Lusa fonte da Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL).

De acordo com a fonte, a escala do «E-Ship 1» durou cerca de nove horas, tendo atraído a curiosidade de muitos transeuntes, pelo aspecto original do cargueiro, com quatro grandes tubos verticais nas extremidades.

As quatro torres cilíndricas de 27 metros de altura por quatro metros de diâmetro que emergem do convés são «rotores eólicos capazes de recolher a energia do vento para auxiliar a propulsão a diesel do navio, sem interferir com as operações de carga e descarga, ao contrário dos mastros e velas», explicou a fonte.

 

Os rotores permitem reduzir as emissões de dióxido de carbono e de consumo de combustível fóssil «em cerca de 30 a 40 por cento do que habitualmente registam os navios de igual porte».

O «E-Ship 1» está ainda a realizar a sua viagem inaugural, iniciada a 17 de Agosto no Porto de Emden, Alemanha, transportando essencialmente equipamento eólico da sua proprietária, Enercon GmbH, «o terceiro maior fabricante de turbinas eólicas a nível mundial».

«A escala no Porto de Leixões é não só a primeira em Portugal deste navio, mas também uma das primeiras da sua história», salientou a APDL, congratulando-se com a escolha de Leixões para esta primeira viagem.

fonte:tvi24

publicado por adm às 23:42

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



pesquisar
 
links
subscrever feeds