Energia Eolica

Outubro 20 2010

A energia eólica constitui, sem dúvida, uma das áreas de investimento mais susceptíveis de gerar riqueza e apresentar viabilidade, sob o ponto de vista financeiro, para eventuais promotores e, simultaneamente, um contributo importante para a dinamização e melhoria da qualidade de vida das populações…

…locais sendo o aproveitamento das energias renováveis uma das prioridades do país em termos de energia. Por todo o Concelho de Murça, existem alguns pontos que, segundo os técnicos, têm um elevado potencial para a geração de energia eólica. Contudo, nos últimos anos, se por falta de incentivos por parte da autarquia, se por falta de dinamismo do tecido empresarial, não se tem assistido à implantação de qualquer aerogerador no concelho, contrariamente ao que observamos nos concelhos vizinhos.

A instalação de um parque eólico obrigará à contratação de pessoal técnico e outro, o qual terá de, necessariamente, desenvolver parte da sua actividade no concelho. Adicionalmente, o arrendamento dos terrenos onde os geradores ficarão implantados constituirá uma fonte de receita adicional significativa para as Juntas de Freguesia ou outros proprietários.

Por outro lado, este investimento constituirá também um importante contributo na protecção de pessoas e bens na medida em que em cada aerogerador poderá ser colocado, pela empresa, um sistema de detecção de incêndios, o que em muito contribuirá para a melhoria das condições de prevenção e combate aos fogos florestais.

Por tudo isto, é opinião dos Vereadores do PSD de Murça que a Autarquia deveria tudo fazer junto do tecido empresarial para que se estudasse as potencialidades da instalação de um parque eólico pelo Concelho, avaliando os seus benefícios e custos, sem nunca menosprezar os eventuais impactos ambientais.

fonte:noticiasdevilareal

publicado por adm às 22:51

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



pesquisar
 
links
subscrever feeds