Energia Eolica

Janeiro 30 2011

A câmara de Tavira recebeu o pedido de licenciamento para a construção de um parque eólico na freguesia de Cachopo, na serra algarvia, que deverá arrancar em abril, revelou o presidente, Jorge Botelho. 

Em entrevista à agência Lusa, o autarca precisou tratar-se de “um investimento de 70 milhões de euros” para a montagem de 19 aerogeradores. 

“Em termos de energias renováveis, temos um processo de licenciamento de um parque eólico, do Malhanito, que vai contemplar 19 torres com aerogeradores", afirmou Jorge Botelho, adiantando que o investimento é de 70 milhões de euros e que deverá começar a ser feito a partir de abril. 

O autarca socialista frisou que essa “é a data em que o promotor do parque do Malhanito quer iniciar o investimento”, já “aprovado pela Direcção Geral de Energia”. 

“Estamos a trabalhar no processo de licenciamento para que possa ver a luz do dia em setembro na zona de Cachopo”, na serra algarvia, acrescentou. 

Jorge Botelho disse ainda que o parque vai criar “20 a 30 postos de trabalho, sendo que na construção serão mais, cerca de 100”. 

O presidente da câmara algarvia revelou também que “há um conjunto de promotores" que têm manifestado interesse na área da energia solar. 

"Ganharam as licenças e agora estão no terreno para encontrar os espaços adequados para que as licenças possam ser efetivas, porque precisam de ter terrenos alugados ou comprados para instalar os fotovoltáicos, e é isso que estamos a tratar neste momento”, adiantou. 

O autarca recordou que ainda na freguesia de Cachopo “há uma plataforma da Rede Eléctrica Nacional (REN) de muito alta tensão a ser feita", num investimento de 60 milhões de euros. 

“Tem sido feita uma distribuição da rede de muita alta tensão, andaram a passar cabos elétricos com torres na serra, o que agregou muita gente, pois trabalharam algumas dezenas largas de pessoas, e a economia de Cachopo revitalizou por causa disso e agora vai continuar com o parque eólico”, disse ainda o autarca.

fonte:Lusa

publicado por adm às 18:28
Tags:

pesquisar
 
links