Energia Eolica

Abril 07 2011

Chegaram hoje, 6, ao Porto do Rio Grande, 20 peças que serão utilizadas na construção de torres de energia eólica. Provenientes da Alemanha, os geradores, hastes e hélices, a serem utilizados no parque eólico do município de Osório começaram a ser transportados por balsa até São José do Norte.

De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura de São José do Norte, em razão de todos os componentes destinados a Osório passarem por dentro da cidade, foi definida uma rota específica para a viabilidade do transporte das peças. De São José do Norte, as peças seguem até Osório pela BR-101. Cada hélice mede aproximadamente 35 metros.

Revela o diretor técnico do Porto do Rio Grande, Luiz Laurino, que está previsto para o próximo dia 19, a chegada de mais um lote de 20 peças destinadas ao parque eólico de Osório. Até 2013, a previsão é que este movimento seja frequente, com a chegada de um navio por mês com este tipo de carregamento.

O parque eólico de Osório, no litoral norte do RS, de responsabilidade da empresa espanhola Enerfin do Brasil, possui uma potência de 150 megawats. São ao todo 75 geradores, instalados em torres de concreto,com mais de 100 metros de altura.

Em Osório, a previsão é que todas as torres entrem em operação até dezembro de 2012. Instalados com a mais alta tecnologia, os novos parques terão, de acordo com informações da empresa, máquinas do modelo E82, com 2 megawatts de potência, cada uma.

 

Energia eólica em São José do Norte em fase de estudo

Em fase de testes, o parque eólico de São José do Norte deve entrar em atividade apenas daqui há três anos. Os estudos para instalação de toda estrutura para geração de energia eólica devem durar 36 meses. No período, a empresa Estudos Projetos Consultoria Representações Ltda (Epcor) concluirá o projeto, que será apresentado à Empresa de Pesquisa Energética (EPE), para leilão de energia em 2014.

A torre anemométrica responsável por medir a intensidade dos ventos na região litorânea, propiciando estudos para a instalação de parque eólico no Município foi inaugurado no dia 22 de março em São José do Norte. A torre foi instalada pela empresa MML Energia Ltda, e servirá de base para observações para a EPCOR. O potencial eólico de São José do Norte foi apresentado em 2010.

É previsto que quando em funcionamento, o parque eólico nortense opere com aproximadamente 30 aerogeradores, distribuídos em 30 propriedades da área próxima a praia do Mar Grosso. O parque deverá gerar em torno de 60 megawatts de energia, número doze vezes superior ao consumo do município, que hoje é de aproximadamente cinco megawatts. O projeto final está orçado em R$ 300 milhões. 

 

Por Thaise Saeter
thaise@jornalagora.com.br

publicado por adm às 13:16
Tags:

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



pesquisar
 
links
subscrever feeds