Energia Eolica

Junho 14 2011

A candidatura foi apresentada formalmente em Abril e agora falta apenas aguardar pela resposta do Banco Europeu de Investimento (BEI) ao pedido de financiamento da Electricidade dos Açores. Em causa está o avanço do programa plurianual de investimentos 2011-2015, orçado em 186 milhões de euros. O financiamento pedido ao BEI é na ordem dos 80 milhões de euros.

O financiamento será crucial para os projectos previstos pela EDA em termos de energias renováveis e convencionais. Da lista de intenções, consta a quarta fase do plano de desenvolvimento da energia eólica, que prevê a ampliação dos parques eólicos de quase todas as ilhas, e também o reforço da capacidade de produção geotérmica do arquipélago dos Açores. Por outro lado, estão também alinhavados projectos de reforço da capacidade de produção de algumas centras térmicas e investimentos ao nível das redes de transporte e distribuição.

«Atendendo a que todos os anos as empresas “core” realizam investimentos de montante relevante, os empréstimos do BEI constituem, uma das principais fontes de financiamento, representando cerca de 50 por cento da actual dívida financeira do Grupo», adianta ainda fonte da EDA, a respeito da importância do Banco Europeu de Investimentos para a actividade da empresa. A EDA salienta que os empréstimos do BEI apresentam, como vantagens, o período de retorno, as taxas de juro e a isenção de tributação fiscal.

Como alternativas, a EDA recorre também, por vezes, ao mercado de capitais e outros instrumentos de financiamento de médio e longo prazo, nos quais se destacam a emissão de obrigações, programas de papel comercial e diversos tipos de créditos financeiros.

Não obstante, o BEI representa o papel principal na história de investimentos do grupo. «De um modo geral todos os grandes investimentos ao nível da produção, transporte e distribuição de energia eléctrica, realizados pela EDA nas últimas 3 décadas, foram financiados por essa instituição comunitária», conclui fonte da empresa.

fonte.:http://www.ambienteonline.pt/

publicado por adm às 22:46
Tags:

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



pesquisar
 
links
subscrever feeds