Energia Eolica

Julho 24 2011

O preço dos aerogeradores no mercado internacional está no nível mais baixo dos últimos oito anos e tende a subir, afirma o presidente da Gestamp Wind, Dionisio Auray. Segundo o executivo, o cenário irá mudar em dois anos com a recuperação da economia norte-americana e europeia.

“Estamos pagando por um aerogerador o mesmo que pagávamos em 2003”, afirma Auray. “Os preços estão muito apertados. Não é sustentável. É só ver os resultados das fabricantes nos últimos trimestres, todos negativos.”

De acordo com o executivo, o teto foi alcançado em 2007, antes da crise econômica mundial. Desde então, o custo das turbinas teria caído de 15% a 20% por conta da redução da demanda.

O preço médio de um aerogerador no Brasil segue o do mercado externo e varia de R$ 5 milhões a R$ 8 milhões, dependendo do fabricante e da potência. Os modelos atualmente em operação e instalação no país variam de 1,5 MW a 3 MW.

A empresa espanhola vai participar do leilão de energia A-3 com 260 MW e pretende instalar mais 400 MW em cinco anos no Brasil. Para Auray, os preços no mercado nacional estão no limite e a tendência é que subam nos próximos leilões. 

fonte:http://www.energiahoje.com.br/

publicado por adm às 22:00

pesquisar
 
links